terça-feira, 28 de junho de 2011

Adeus ao Bravo Guerreiro





“Quero um cinema brasileiro mais ambicioso, que preste mais atenção ao Brasil”

Com reverência ao mestre, o CINEMA EM SINTONIA presta a sua homenagem ao cineasta Gustavo Dahl, que nos deixou essa semana, aos 72 anos, vítima de um enfarte.

Diretor e crítico de cinema, Gustavo Dahl também descobriu seu talento como gestor político. Foi diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e gerente do CTAV, Centro Técnico Audiovisual.

Na entrevista, o Bravo Guerreiro, como era carinhosamente chamado - referência ao seu filme homônimo, nos fala de sua paixão pela sétima arte, de sua carreira e daquilo que esperava ver do cinema brasileiro.


Ouça o Cinema em Sintonia, o programa que traz o cinema brasileiro até vc.
Todas as quartas, às 20h, na Rádio Roquette Pinto – 94,1 FM - http://www.radioroquettepinto.rj.gov.br


Apresentação e Produção: Andréa Cals
Assistência de produção: Cíntia Brand


Cinema em Sintonia tem o apoio de RM Trends
A música usada na abertura e encerramento foi gentilmente cedida por Fabio Mondego (trilha sonora de Meu nome não é Johnny)

As vinhetas são trechos de músicas produzidas por Apollo 9 (trilha sonora de O Cheiro do Ralo)


sábado, 25 de junho de 2011

O olhar de Claire Denis no Rio


Ela nasceu em Paris, passou a infância na África e tem como grande fonte inspiradora o avó brasileiro de Belém do Pará. Com esse histórico, não à toa uma mostra que celebra a filmografia de Claire Denis leva o complemento de ‘um olhar em deslocamento’. Até o dia 3 de julho, a Caixa Cultural exibe longas, curtas e documentários dessa cineasta de olhar aguçado e plural na mostra “Claire Denis, um olhar em deslocamento”.

Essa é uma rara oportunidade para conferir o cinema dessa francesa que é considerada um dos expoentes do cinema especial, apesar de (ou talvez por isso mesmo) ter ingressado universo audiovisual tardiamente, aos cinqüenta e sete anos.

Claire Denis estudou cinema no IDCEH (Institut des hautes études cinématographiques — hoje La Fémis — escola de cinema de prestígio na França), trabalhou como assistente de direção de Jim Jarmusch, Wim Wenders, Costa-Gravas e Jacques-Rivette, mas a estreia como diretora foi com o longa ‘Chocolate’ (1988, 105 min). O filme que trata dos conflitos raciais, de processos de deslocamentos na África, trata da sensação de ser estrangeiro, não somente no sentido literal, o de estar em outro país, mas da expressão de um sentimento.

Chocolate é, portanto, um start no cinema de Claire Denis, que conta com o olhar engajado, aguçado, para as questões do mundo contemporâneo, como os processos migratórios e os conflitos dos países subdesenvolvidos e os em desenvolvimento. O olhar que se desloca, se contrapõe e questiona, passando pra grande tela e, consequentemente para o grande público, as perguntas e respostas que encontra em suas andanças pelo mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=A5hp9G2E2HU

Além da projeção da maioria dos filmes em 35mm, a mostra “Claire Denis – Um olhar em deslocamento” conta com duas mesas de debate com a participação de pensadores de cinema, como a cineasta Paula Gáitan, o crítico da nova geração Juliano Gomes e Denílson Lopes, da ECO- UFRJ. A diretora homenageada deve vir pela primeira vez ao Rio de Janeiro, para uma conversa em 03 de julho.

‘Claire Denis, um olhar em deslocamento’
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: 21 de junho a 03 de julho de 2011 Horários: Sessões às 15, 17h e 19h
Entrada: R$2 (inteira) R$ 1,00 (meia) // Telefone: 2544-4080

Confira mais detalhes, teasers e a programação completa da mostra em: http://www.electraproducoes.com.br/clairedenis/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Novidades sobre Paulínia

Acabo de receber essas infos do Festival de Paulínia:


Leandro Hassum e Marcius Melhem serão os apresentadores da cerimônia de abertura do evento - quinta-feira, 07 de julho - que será seguida pela exibição do longa “Corações Sujos”, de Vicente Amorim.

Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo, é o filme que encerra o evento, dia 14, quinta


No dia 07 de julho, a partir das 20h, será realizada a cerimônia de abertura do Paulínia Festival de Cinema 2011, no Theatro Municipal da cidade. Na ocasião, será exibido Corações Sujos, de Vicente Amorim, com presença do diretor e do elenco do filme. Livremente adaptado do livro de Fernando Morais, Corações Sujos conta a história dos japoneses que viviam no Brasil e não aceitavam a derrota do Japão na Segunda Guerra.

A partir do dia 08, sexta-feira, serão apresentados os filmes que concorrem aos vários prêmios do festival em duas sessões diárias - às 18h e às 20h30, conforme programação a seguir.

Diariamente, a partir das 11h, haverá debate dos filmes exibidos na noite anterior. As exibições e debates serão realizados no Theatro Municipal de Paulínia.

Os shows do Paulínia Fest, que neste ano tem sua programação no período do Festival de Cinema, acontecerão em tenda localizada atrás do teatro, nos dias 07, 08 e 09 de julho (quinta, sexta e sábado). Na quinta-feira, 07/7, haverá show da cantora Rita Lee e, na sequência, entra a dupla de DJs britânicos Addictive TV, com uma performance que mistura vídeo e música eletrônica. No sábado dia 8, é a vez de Caetano Veloso e Seu Jorge. Já no domingo dia 9, Gilberto Gil e Vanessa da Mata.

A cerimônia de premiação do Festival, dia 14 de julho, será precedida pela exibição do filme Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo.

Estou louca para conhecer este festival. Será que rola?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novo post




No ar, o programa com Pedro Urano no podcast do CINEMA EM SINTONIA:

http://cinemaemsintonia.podomatic.com/

Com uma boa cachaça e um bom papo, pode-se chegar a um bom filme. Mas até encontrar a melhor dose de cachaça, o mais puro sabor, e claro, as melhores histórias, muitas vezes, é preciso atravessar um longo caminho. Algumas trilhas históricas, porém, podem revelar boas e inesquecíveis surpresas. E foi pensando em desvendar sabores e redescobrir caminhos que o diretor Pedro Urano caiu na estrada. Não em uma estrada qualquer, mas na 'Estrada Real'.
(...)

CINEMA EM SINTONIA, com Andréa Cals. O programa que traz o cinema brasileiro até você. Aqui você conhece quem faz cinema!

Toda quarta-feira, 20hrs, em 94,1 FM Rádio Roquette Pinto, ou em qualquer momento, aqui, na web!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pedro Urano

CINEMA EM SINTONIA

Com uma boa cachaça e um bom papo, pode-se chegar a um bom filme.

Partindo desse princípio, o CINEMA EM SINTONIA entrevista Pedro Urano,

o diretor do premiado documentário

"Estrada Real da Cachaça",

para mergulhar na história dessa bebida genuinamente brasileira.


Hoje o programa é ao vivo, participe !

Ligue para 2333-2061

ou mande perguntas para cinemaemsintonia@gmail.com


Cinema em Sintonia, o programa que traz o cinema brasileiro até vc.
Todas as quartas, às 20h, na 94,1FM.

Ouça aqui:
http://cinemaemsintonia.podomatic.com


Apresentação e Produção: Andréa Cals

Assistência : Cíntia Brand


http://www.fm94.rj.gov.br/view/home.php,

Visite o blog criado pelo OEstudio :
http://cinemaemsintonia.blogspot.com

twitter: @cinemasintonia . facebook: Cinemaemsintonia Programa de Rádio

Cinema em Sintonia tem o apoio de RM Trends
A música usada na abertura e encerramento foi gentilmente cedida por Fabio Mondego (trilha sonora de Meu nome não é Johnny)
As vinhetas são trechos de músicas produzidas por Apollo 9 (trilha sonora de O Cheiro do Ralo)
http://www.radioroquettepinto.rj.gov.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

Olha o Festival do Rio aí, gente!

PREMIÈRE BRASIL
Mostra Competitiva de Filmes Brasileiros
Curta e Longa-Metragem

Inscrições até 8 de julho

Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio 2011, que este ano acontecerá de 6 a 18 de outubro.

Os prêmios concedidos pelo Júri Oficial são Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Prêmio Especial do Júri.

Além da premiação do Júri Oficial, serão concedidos três prêmios
através de voto popular para Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Longa-Metragem Ficção e Melhor Curta-Metragem.

Poderão participar do Festival do Rio filmes de longa e curta-metragem, sendo:

Longas-metragens de Ficção: inéditos, não explorados comercialmente em todo o território nacional; com cópia final em 35mm ou digital. Para a etapa de seleção aceita-se cópias em 35mm ou em DVD;

Longas-metragens Documentários: inéditos, não explorados
comercialmente em todo o território nacional; com cópia final em 35mm ou digital. Para a etapa de seleção aceita-se cópias em 35mm ou em DVD;

Curtas-metragens: produzidos entre 2010 e 2011, com cópia em 35mm ou digital.

A data limite para as inscrições e postagem dos filmes é dia 8 de julho.

Regulamento e inscrições online no site www.festivaldorio.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Geografia falha

Não entendo nada de cinema americano.
Hitchcock era inglês...

fecha o pano.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dá-lhe, Padilha!

E o Capitão Nascimento levou de novo.
Na festa do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro o filme Tropa de Elite foi o grande vencedor: nove troféus, incluindo melhor diretor, para José Padilha, melhor ator, para Wagner Moura, melhor longa-metragem de ficção e melhor longa metragem pelo voto popular.

Devo confessar que o mais me deixou satisfeita foi o de Melhor ator coadjuvante para André Mattos (tb Tropa). Conheço o André há muitos anos e ele é um excelente ator. Sua atuação em Tropa 2 está incrível no papel de dublê de deputado e apresentador de Tv. Super merecido.

Tropa levou o de melhor filme, como já era de se esperar, pq é muito bom mesmo em váriso aspectos, mas eu ressalto o primor de "As melhores coisas do mundo", da Laís. Êita filmizinho bom! Se vc ainda não viu, não perca a oportunidade ainda que seja em dvd.

Vergonhosamente eu não assisti a “Lula, Filho do Brasil”, mas acredito que Gloria Pires mereça o prêmio.

Outros que achei supermerecedores foram os três curtas, especialmente "Recife frio", um puta acerto do Kleber, excelente filme. Fiquei muito feliz tb com o prêmio de voto popular de Dzi Croquettes, da Tathiana e do Rapahel, um doc muito do bacana sobre o maior grupo de bailarinos que o Brasil já teve, comandando pelo saudoso Lennie Dale.


Confira a lista completa de premiados:

Melhor curta-metragem de animação: “Tempestade”, de Cesar Cabral

Melhor curta-metragem documentário: “Geral”, de Anna Azevedo

Melhor curta-metragem de ficção: “Recife frio”, de Kleber Mendonça Filho

Melhor longa-metragem estrangeiro: “O segredo dos teus olhos” (Argentina / Espanha), de Juan José Campanella

Melhor efeito visual: Darren Bell, Geoff D. E. Scott e Renato Tilhe, por “Nosso lar”

Melhor longa-metragem infantil: “Eu e meu guarda-chuva”, Toni Vanzolini

Melhor figurino: Kika Lopes, por “Quincas berro d’água”

Melhor direção de arte: Adrian Cooper, por “Quincas berro d’água”

Melhor som: Alessandro Laroca, Armando Torres Jr. e Leandro Lima, por “Tropa de elite 2″

Melhor trilha sonora: Guto Graça Mello, por “O homem que engarrafava nuvens”

Melhor trilha sonora original: Jaques Morelenbaum, por “Olhos azuis”

Melhor montagem ficção: Daniel Rezende, “Tropa de elite 2″

Melhor montagem documentário: Raphael Alvarez, por “Dzi croquetes”

Melhor fotografia: Lula Carvalho, por “Tropa de elite 2″

Melhor longa-metragem documentário: “O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira

Melhor atriz coadjuvante: Cassia Kiss, por “Chico Xavier”

Melhor ator coadjuvante: André Mattos, por “Tropa de elite 2″, e Caio Blat, por “As melhores coisas do mundo”

Melhor roteiro original: Braulio Mantovani e José Padilha, por “Tropa de elite 2″

Melhor roteiro adaptado: Marcos Bernstein, por “Chico Xavier”

Melhor atriz: Glória Pires, por “Lula, o filho do Brasil”

Melhor ator: Wagner Moura, por “Tropa de elite 2″

Melhor direção: José Padilha, por “Tropa de elite 2″

Melhor longa-metragem de ficção: “Tropa de elite 2″, de José Padilha

Voto popular – Melhor longa-metragem estrangeiro: “A rede social”, de David Fyncher

Voto popular – Melhor longa-metragem documentário: “Dzi croquetes”, Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Voto popular – Melhor longa-metragem nacional: “Tropa de elite 2″, de José Padilha