segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

No balanço do ano

O próximo CINEMA EM SINTONIA traz os jornalistas André Miranda, de O Globo, e Carlos Heli, do JB On line, como convidados da noite.
Juntos, vamos conversar sobre o ano do cinema nacional, os prós e os contras, o sucesso das bilheterias e as "tendências" do ano que passou.
Confira! Nesta quarta, dia 29 de dezembro, às 20h, na Roquette Pinto, 94,1FM.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Presentes de Natal

Walkiria Barbosa, entrevistada da edição do CINEMA EM SINTONIA natalino, deixou nas nossas meias um dvd e um cd da trilha sonora dos filmes Se eu fosse você 2 e 1, respectivamente.

Estrelados por Tony Ramos e Glória Pires dirigidos por Daniel Filho, os filmes foram sucesso total de bilheteria, batendo recordes nacionais.

Vamos sortear entre nossos seguidores os mimos.
O resultado do sorteio será divulgado no dia 29, data do nosso próximo programa.
Boa sorte!

Personalidade do Cinema Nacional

O CINEMA EM SINTONIA hoje entrevista a produtora Walkiria Barbosa, sócia diretora da Total Entertainment, diretora executiva do FestRio que foi eleita a Personalidade do Cinema Nacional, escolhida por unanimidade peal Assiociação de Distribuidores e Exibidores do país.

Saiba o porquê deste prêmio ouvindo a entrevista às 20h na Rádio Roquette Pinto, 94,1FM, ou pelo site da rádio: http://www.fm94.rj.gov.br/view/home.php.

CINEMA EM SINTONIA o programa que traz o cinema brasileiro até vc.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

de Hollanda

Ministra

Ligada ao PT, Ana de Hollanda assumirá o ministério da Cultura no governo Dilma Roussef.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O valor do catálogo HHH




O catálogo da mostra “Hou Hsiao-Hsien e o cinema de memórias fragmentadas” é uma atração à parte. Com 148 páginas, o livro é um grande registro sobre a obra do artista e conta com diversos textos escritos sobre a cinematografia de Hou desde a década de 80 até hoje, além outros 18 textos produzidos especialmente para a edição, cada um focado em um filme de Hou Hsiao-Hsien. Dentre artigos antigos, há textos de:

Olivier Assayas

Hou Hsiao-Hsien

Jonathan Rosembaum

David Bordwell

Emmanuel Burdeau

Antoine de Baecque

Olivier Joyard

Fergus Daly

Luiz Carlos Oliveira Jr.

Ruy Gardnier


Como novos textos, as contribuições são de:

André Keiji Kunigami é Mestre em Comunicação pela UFF, com pesquisa sobre cinema japonês. Esteve em 2009 e 2010 na Universidade de Kyoto, em projeto de pesquisa que se estende atualmente, sobre a relação entre representação de sofrimento e realismo no cinema contemporâneo.

Cássio Starling Carlos é crítico, pesquisador, professor de história do audiovisual e curador. Graduado em filosofia pela UFMG e mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP. Como crítico de cinema colabora para a Folha de S. Paulo, o programa Zoom e a revista eletrônica Trópico. Foi consultor e responsável editorial da Coleção Folha Clássicos do Cinema e co-editor do especial 100 Filmes Essenciais da revista Bravo. Autor do livro Em Tempo Real (Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV. Em 2010, ministrou o curso "Sombras Elétricas", sobre a história do cinema chinês, na Escola do Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo.

Calac Nogueira é redator da revista eletrônica Contracampo (www.contracampo.com.br)

Tatiana Monassa é crítica de cinema e editora da revista eletrônica Contracampo (www.contracampo.com.br).

Francis Vogner dos Reis é jornalista, professor, crítico de cinema e produtor de mostras de cinema. Escreve para a revista Cinética (www.revistacinetica.com.br), é colaborador da revista Foco (www.focorevistadecinema.com.br) e da revista italiana de cinema La Furia Umana (www.lafuriaumana.it). Já escreveu para a revista Paisà, revista Zingu, revista Teorema, Filme Cultura e Cahiers du Cinema-España. É roteirista do longa-metragem "Carisma Imbecil", próximo filme de Sergio Bianchi.

Bruno Andrade colaborou para as revistas Contracampo, Paisà e La furia umana. Atualmente é editor e redator da revista Foco.

Fernando Verissimo é crítico de cinema. Colaborou com as revistas eletrônicas Cinética e Contracampo, entre outras. Produziu retrospectivas de Jece Valadão e Stan Brakhage, além de um festival de cinema fantástico no Rio de Janeiro. Atualmente escreve para o site Filme B (www.filmeb.com.br).

Juliana Fausto é formada em Filosofia pela UFRJ e atualmente faz mestrado em Literatura na Puc-Rio. Diletante, escreveu sobre cinema na Contracampo (www.contracampo.com.br) entre 2000 e 2005.

Ruy Gardnier é jornalista, fundador da revista de cinema Contracampo (www.contracampo.com.br) e do blog coletivo de música Camarilha dos Quatro (camarilhadosquatro.wordpress.com). Trabalha como pesquisador de cinema para o Tempo Glauber e como crítico de cinema para o Jornal O Globo.

Sérgio Alpendre é crítico de cinema e jornalista. Fundou e editou a Revista Paisà. Foi redator da Contracampo entre 2000 e 2010. Atualmente é colaborador fixo da Folha de S. Paulo (guia de livros, discos, filmes), do UOL Cinema e da Foco. Curador das mostras Retrospectiva do cinema paulista e Tarkovski e seus herdeiros. Mantém o blog http://chiphazard.zip.net e realiza cursos e oficinas de cinema e crítica.

Carlos Helí de Almeida é repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil. Formado em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade, já trabalhou nos Tribuna da Imprensa e O Globo. Cobre com regularidade festivais de cinema brasileiros e internacionais, como Cannes, Berlim e Veneza. Colabora para periódicos especializados em cultura, como as revistas Monet e Top Magazine. É autor do livro Walter Salles – Uma Entrevista, publicado pelo Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é formado em cinema pela UFF e Mestre pela USP, além de editor da revista Contracampo (www.contracampo.com.br).

Raphael Mesquita é cineasta, curador e produtor de cinema. Realizou em 2010 a mais completa restrospectiva brasileira dedicada a John Ford.

Eduardo Valente é formado em cinema pela UFF, com mestrado pela USP. Crítico de cinema, realizador e editor da Revista Cinética (www.revistacinetica.com.br), teve os seus três curtas (Um Sol Alaranjado, Castanho e O Monstro) e o longa de estréia (No Meu Lugar) exibidos em diferentes seções do Festival de Cannes, entre outros festivais internacionais e nacionais. Além disso, é curador e organizador de mostras e festivais de cinema, entre elas a Semana dos Realizadores; e dá cursos e oficinas de crítica, roteiro, direção e linguagem de cinema.

Eduardo Nunes é cineasta. Dirigiu recentemente Sudoeste, seu primeiro longa-metragem.



Prata da casa oriental




Banco do Brasil

apresenta



Hou Hsiao-Hsien

e o cinema de memórias fragmentadas

www.mostrahhh.com.br

CCBB São Paulo - 9 a 26 de dezembro

CCBB Rio de Janeiro – 14 de dezembro a 9 de janeiro


CCBB Brasília – 2 a 16 de janeiro



Realizador taiwanês consagrado e premiado em diversos festivais ao redor do mundo, o diretor asiático ganha no Brasil a mostra Hou Hsiao-Hsien e o cinema de memórias fragmentadas, uma retrospectiva completa no Centro Cultural Banco do Brasil, com programação no RJ de 14 de dezembro a 9 de janeiro.



O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília a maior retrospectiva no Brasil já feita do diretor Hou Hsiao-Hsien, figura central do novo cinema taiwanês.



A mostra engloba toda a sua filmografia, que reúne 17 filmes de longa-metragem – todos títulos inéditos no circuito comercial brasileiro –, além do curta-metragem O bonecão do filhinho (Son's Big Doll/Er zi de da wan'ou), que integra O homem sanduíche (The Sandwich Man/ Er zi de da wan'ou, 1983), um dos filmes-chave na renovação do cinema taiwanês.


Os filmes de HHH receberam prêmios nos Festivais de Berlim e Veneza, onde seu City of Sadness recebeu o Leão de Ouro, e tornou-se no primeiro filme de língua chinesa a ser um sucesso internacional. Seus últimos sete filmes estrearam mundialmente no Festival de Cannes, tornando-se um dos cineastas mais recorrentes do evento hoje me dia. Foi eleito o Diretor da Década de 90 numa votação entre críticos internacionais organizado pelo Village Voice e o Film Comment.


Apesar do aclamação crítica, seus trabalhos são raramente distribuídos no Ocidente, fora do circuito de festivais.


A narrativa de Hou é obliqua e seu estilo marcado por longos planos-sequência com movimentos de câmera mínimos, mas com intrincada coreografia entre os atores e o espaço da tela. Sem abandonar sua famosa austeridade, o campo visual de seus filmes evoluiu para uma beleza sensual através dos anos 90, muito por conta da colaboração com o fotógrafo Mark Lee Ping-Bin.


A filmografia de HHH possui um estilo visual e narrativo dos mais sofisticados da história do cinema e o cineasta é consagrando como um dos maiores mestres da cinematografia mundial contemporânea.


A retrospectiva constitui oportunidade para os que procuram acompanhar o desenvolvimento do audiovisual contemporâneo, em especial para o cinema taiwanês, que com sua estética e linguagem próprias vem ao longo dos últimos anos conquistando fãs por todo o mundo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mais infos

Foi prorrogado até o próximo 17 de dezembro o prazo para inscrições de documentários brasileiros visando participar do É Tudo Verdade 2011 - 16o. Festival Internacional de Documentários. Maiores detalhes no www.etudoverdade.com.br.

Música para cinema

Curso com o músico David Tygel.


http://i.webenviador.net/b/90248X172677143

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ao vento...

Achei esse cara incrível, algo lindo e inspirador.
Apenas para associar com cinema, me lembrou uma cena de Beleza Americana, quando o namorado traficante mostra um vídeo seu para a namorada marrenta.
Aquela cena precisou de "legenda", como digo quando me refiro à arte que precisa ser explicada.
Aqui não precisa de nada. Só apreciar.

http://www.youtube.com/watch?v=1C_40B9m4tI

http://www.danielwurtzel.com/gallery_air.php

Infos

1 -
“Xica da Silva” será refilmado nos cinemas e vai ganhar série de TV
Sucesso nos cinemas em 1977 e na televisão vinte anos depois, a história de Xica da Silva, a escrava que virou rainha no Século 18, vai novamente ganhar os cinemas e a TV. A informação foi confirmada por Jeferson De, diretor do premiado “Bróder”, que chega ao circuito comercial em março de 2011. O novo projeto de “Xica da Silva” está sendo desenvolvido dentro da Lereby, produtora de Daniel Filho. Taís Araújo, que interpretou a ex-escrava na versão televisiva e se tornou a primeira negra a protagonizar uma telenovela brasileira, será coprodutora e também vai colaborar com o roteiro. Além do novo filme, Jeferson De confirmou que “Xica da Silva” vai se desdobrar em uma série de televisão, também produzida por Daniel Filho. Ambas as produções serão baseadas no livro homônimo de João Felício dos Santos.
Fonte: Cineclick, 30/11, matéria


2 -
Ancine lança campanha de combate à pirataria
Começam a ser veiculados em mais de 600 salas de cinema de todo o País os quatro filmes da campanha nacional de combate à pirataria de produtos audiovisuais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Agência Nacional do Cinema e o Ministério da Justiça, por meio da Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual. Sob o mote “Brasil Original, compre essa atitude”, a ação é a primeira realizada já dentro do novo convênio de cooperação técnica e operacional entre a Ancine e o Conselho. A cantora Claudia Leitte e o vocalista da banda Jota Quest, Rogerio Flausino, estrelam dois dos filmes. Estima-se que, por ano, o comércio de produtos piratas custe aos cofres públicos aproximadamente R$ 30 bilhões em evasão de impostos.
Fonte: Meio e Mensagem, 02/12, matéria