sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Passe livre

É tudo verdade: Embalado por uma bela trilha, "Passe Livre" segue uma estrutura que se alterna entre o resumo da trajetória do meio-campista e a crítica à mercantilização do futebol.
Uma estátua para Afonsinho

Por Amir Labaki, de São Paulo
27/08/2010


Agência O Globo

Afonsinho sem a barba nem o cabelo comprido vetados pelo Botafogo: justiça feita

Um dos clássicos menos conhecidos do documentário sobre futebol no Brasil, "Passe Livre" (1974), de Oswaldo Caldeira, finalmente está disponível em DVD (Original Video, R$ 29,90). Muita água rolou desde seu lançamento original por um circuito alternativo, paralelo ao grande mercado das salas de cinema da época, a começar da saudável revogação da "Lei do Passe", o instrumento que concedia aos clubes o direito absoluto de controlar os destinos de um jogador. O filme de Caldeira é um libelo contra aquela situação, a partir do estudo de caso de um pioneiro rebelde que conseguiu na Justiça sua liberdade profissional como atleta, o meio-campista Afonsinho.

Afonsinho era um craque diferenciado, dentro e fora do campo. Inteligente e articulado, estudante de medicina, revoltou-se contra a tirania do Botafogo, clube que o revelou, que quis obrigá-lo a raspar a barba e cortar o cabelo. Detentor do próprio passe, jogou nos anos 70 no Santos de Pelé, Carlos Alberto, Edu e Clodoaldo e no Flamengo de Zico, encerrando a carreira em 1982 no Fluminense.

Desde a aposentadoria nos campos, longe dos holofotes, o doutor Afonso Celso Garcia Reis dedica-se à medicina e a projetos sociais no Rio. Para as novas gerações, ele é muito menos lembrado como o armador elegante de perfil guevariano do que pela referência pop na abertura de uma deliciosa canção de Gilberto Gil, "Meio de Campo", que o homenageia como o "prezado amigo Afonsinho" já na estrofe inicial.

Embalado por uma bela trilha que além de Gil conta com Gal Costa e os Novos Baianos, montado com bossa pelo cinema-novista Gustavo Dahl, "Passe Livre" segue uma estrutura que se alterna entre o resumo da trajetória de Afonsinho e a crítica à mercantilização do futebol. O craque barbudo é inserido numa linhagem de injustiçados dos estádios brasileiros, no qual se destacam breves retratos do goleiro Barbosa (1921-2000), estigmatizado até o fim da vida pelos gols que sofreu na derrota brasileira na final da Copa de 1950, e do aguerrido artilheiro Almir (1937-1973), que de "Pelé branco" do fim dos anos 50 se tornou o "Rei da Catimba" na década seguinte, encerrando a carreira de forma melancólica.

O exemplo de Afonsinho é contraposto no filme a um conflito similar, mas de resolução muito distinta, que envolveu na época o mesmo Botafogo e Jairzinho, o "Furacão" da Copa de 1970. Impedido pelo clube de ir ao Japão para cumprir um contrato publicitário, Jairzinho recorreu na Justiça, foi derrotado, desculpou-se e retomou a carreira como se nada tivesse acontecido.

Comentando o filme a partir da reação de operários de São Paulo na saída de projeções, Jean-Claude Bernardet sustentou que o esquema Afonsinho herói/Jairzinho anti-herói visado por Caldeira se invertia entre os trabalhadores. O primeiro teria sobre o segundo a vantagem da alternativa da medicina como fonte de sustento. "A reação desse público desmontou o filme", defendia Bernardet, frustrando-se, assim, qualquer tentativa de "metaforização do futebol" para uma reflexão sobre "a situação do operário numa sociedade capitalista".

Mais recentemente, o crítico Luiz Zanin Oricchio apresentou uma leitura mais generosa em seu obrigatório "Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil" (Imprensa Oficial, 2006). Para Zanin, "Passe Livre" fala de Afonsinho mas "se refere também (...) a toda situação política do país, com as classes trabalhadoras amordaçadas pela ditadura". A metáfora para o critico de "O Estado de S. Paulo" é outra, e "poderosa": "A do jogador que, em plena vigência da ditadura militar, luta na Justiça pelo direito de usar cabelos compridos e barba - e ganha".

É nesse sentido que hoje como nunca o filme rima com a canção de Gil. "Fiz a música em sua homenagem para dizer dessa dimensão que eu via nele", contou Gil a Carlos Rennó em "Todas as Letras": "A do homem fiel, generoso; o que abdica do trono; o que não brilha como os reis, mas é um sábio de cajado na mão; o sábio que vem visitar o palácio a convite do soberano e trazer novidades, impressões; vem para dizer coisas importantes, interessantes; para trazer luz, sabedoria. Isso tudo associado à imagem do hippie (...) que jogou para cima as convenções".

Com sua arte nos campos, Jairzinho muito fez por merecer a estátua dele em tamanho natural que o Botafogo inaugurou no fim de semana passado na entrada de seu estádio, o Engenhão. Até por justiça poética, o monumento a Afonsinho é outro, não menos concreto por ser etéreo, presente na liberdade de cada jogador de escolher hoje o próprio destino, em cada cantarolar da música de Gil e na emoção de cada espectador de "Passe Livre". Fazer um gol nessa partida não é fácil, meu irmão.

Amir Labaki é diretor-fundador do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.

E-mail: labaki@etudoverdade.com.br

Site do festival: www.etudoverdade.com.br

Olinda, quero cantar a ti esta canção...

Amo a cidade linda de Olinda, em Pernambuco. E fiquei com a maior dor de cotovelo de não fazer essa mostra. Sorte e longa vida.

BRASIL GANHA UM NOVO EVENTO DE CINEMA: O MIMO, EM OLINDA.

O cinema sempre fez parte da programação na Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). Desde 2004, a mostra de cinema da MIMO dá um charme especial ao festival, exibindo ao público, gratuitamente, filmes com temática musical – em sua maioria inéditos no circuito comercial. Em 2010, o espaço para o cinema na MIMO cresce e se transforma em festival, com perfil independente. Sob direção da produtora e cineasta Rejane Zilles, o Festival MIMO de Cinema ocorre de 3 a 7 de setembro, com projeção de curtas, médias e longa metragens, nas categorias de ficção e documentário. As sessões serão no Mercado da Ribeira e em frente à Igreja da Sé e Seminário, em Olinda. O festival não tem caráter competitivo e contempla ainda um ciclo de cinema mudo, mostras paralelas, palestras, debates e workshops.

Vinte e oito filmes serão exibidos no Festival MIMO de Cinema, um dos poucos no Brasil dedicados à combinação de cinema e música. A programação ocorre simultaneamente à de concertos da MIMO, promovendo um encontro inédito para a classe cinematográfica e musical. Para esta 7ª edição da MIMO, foram escolhidos filmes, que em sua grande maioria, não chegaram ao circuito comercial de Pernambuco. Assim, encontram no Festival MIMO de Cinema uma excelente janela de exibição e uma plateia interessada. O festival também representa uma plataforma de lançamento para filmes inéditos, promovendo estreias ancoradas pela mídia, que mira no início de setembro olhos e ouvidos para MIMO.

Espaços de exibição

Para esta edição, será montada uma estrutura de exibição dentro do Mercado da Ribeira - antigo local de comércio de escravos, datado do século 16. Lá, serão projetados os filmes de longa metragem da Mostra Panorama Brasil e toda a programação da mostra paralela Zona Subterrânea da Música. O espaço também abrigará as palestras e debates nos horários da tarde.

Em telão de grandes dimensões, instalado em frete à Igreja da Sé, serão projetados os filmes do Ciclo de CINEMA MUDO. Uma mostra composta por clássicos do período, com acompanhamento do músico Cadu Pereira, pianista de filmes mudos da Cinemateca do MAM (RJ) desde 1987 e o único em atividade constante no Brasil.

No belo pátio da Igreja do Seminário, ao ar livre, será exibida a Mostra de Curtas Metragens.

Confira a programação completa no site do Festival: http://www.mimo.art.br/cinema

FONTE: NOTÍCIAS DO PLANETA TELA No.94 - Cinema ao Vivo, Festivais e Estreias - http://www.planetatela.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Madame Premiere informa




FESTIVAL DO RIO 2010

anuncia

LONGAS EM COMPETIÇÃO DA PREMIÈRE BRASIL



A organização do Festival do Rio anuncia a lista dos longas - ficção e documentários - em competição. A lista de curtas e outras mostras especiais da Première Brasil serão divulgadas até 3 de setembro. Os filmes:

Ficção

1) Boca do Lixo, de Flavio Frederico (SP)
2) Como esquecer, de Malu De Martino (RJ)
3) Elvis & Madona, de Marcelo Laffitte (RJ)
4) Malu de bicicleta, de Flavio Tambellini (RJ)
5) O Senhor do Labirinto, de Geraldo Motta (RJ)
6) Riscado, de Gustavo Pizzi (RJ)
7) Trampolim do Forte, de João Rodrigo Mattos (BA)
8) VIPS, de Toniko Mello (SP)


Documentários

1) Diário de uma busca, de Flávia Castro (RS)
2) É Candeia, de Márcia Watzl (RJ)
3) Histórias reais de um mentiroso, de Mariana Caltabiano (SP)
4) Memória Cubana, de Alice de Andrade (RJ)
5) Santos Dummont: pré cineasta?, de Carlos Adriano (SP)
6) Solidão e fé, de Tatiana Lohmann (SP)
7) Positivas, de Susanna Lira (RJ)


Festival do Rio 2010
De 23 de setembro a 7 de outubro

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Roteiro de criança

13º. Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema Infantil
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 27 DE AGOSTO DE 2010!

Mais informações no site do Sesc Rio, em http://www.sescrio.org.br, ou pelo e-mail labroteiro@gmail.com

Local: Sesc Nogueira (Petrópolis/RJ)
Data: de 22 a 26 de novembro de 2010
10 roteiros
10 consultores brasileiros e internacionais
Resultado da Seleção: 30 de setembro de 2010

Uma comissão formada por profissionais de cinema selecionará os 10 (dez) roteiros cujos autores participarão do laboratório com consultores brasileiros e internacionais entre os dias 22 e 26 de novembro de 2010 no Sesc Nogueira, em Petrópolis/RJ.

O Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema é um projeto de estímulo ao desenvolvimento de roteiros de longa-metragem de ficção que vem sendo realizado ao longo dos últimos 14 anos. Nos últimos anos participaram do Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema Infantil os roteiros "Eu e Meu Guarda-Chuva", de Adriana Falcão, Toni Vanzolini, Marcelo Gonçalves e Bernardo Guilherme, "Antes que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo e Paulo Halm e "Meu Amigãozão", de Andrés Lieban e Claudia Koogan Breitman.

Originalmente realizados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, os laboratórios organizados por Carla Esmeralda já promoveram o encontro de mais de 280 roteiristas brasileiros. Ao todo, os 118 roteiros selecionados em 12 edições receberam mais de 1.400 horas de consultoria especializada.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Música no CINEMA

Amanhã, no CINEMA EM SINTONIA, tem Ricardo Cutz e Waldir Xavier falando sobre a importância da interferência sonora no cinema. Perguntas? cinemaemsintonia@gmail.com

CINEMA EM SINTONIA, todas as quartas, às 20h. 94,1FM.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CINEMA EM SINTONIA no ar

Tomei vergonha na cara e postei as entrevistas com Marcio Vito e Flavio Tambellini!!!
http://cinemaemsintonia.podomatic.com//

Agora, façam valer o meu esforço e ouçam o CINEMA EM SINTONIA, o programa que traz o cinema brasileiro até vc!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Montanha até amanhã

Meninos e meninas, este post é só para lembrar que é só até amanhã as inscrições para o 10º Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.filmesdemontanha.com.br


A Mostra Competitiva da 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha ocorrerá de 21 a 27 de outubro na capital carioca.
Podem ser inscritos filmes documentário, animação, ficção ou experimental em mídia digital, 16mm ou 35mm, de curta ou média-metragem, ligados à natureza, esportes ou cultura de montanha.

www.filmesdemontanha.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Amazônia tb tem festival

Amazônia DOC 2010 abre inscrições -
Acontece em Belém do Pará a segunda edição da mostra competitiva do Amazônia DOC 2010 – Festival Pan-amazônico de Cinema. A Mostra Competitiva Pan-amazônica se propõe divulgar trabalhos audiovisuais realizados nos últimos três anos (2008-2010). Os interessados devem se inscrever até 30 de setembro no site. Este ano, serão aceitos documentários e ficções de longa, média e curta-metragem, em cinema e/ou vídeo, com Tema Livre. A mostra, que acontece anualmente, apresenta um panorama diversificado da produção audiovisual de países Pan-Amazônicos, com exibição de mostras de filmes clássicos e contemporâneos. Realizado pelo Instituto Culta da Amazônia, com patrocínio da Oi, o Festival é também um espaço para a discussão de trabalhos que por meio do audiovisual constroem um diálogo com a vida social e a diversidade cultural.
Fonte: Tela Brasil

O cinema vai até a montanha

10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Estão abertas inscrições da 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.filmesdemontanha.com.br até o dia 20 de
agosto de 2010.

A Mostra Competitiva da 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha ocorrerá de 21 a 27 de outubro na capital carioca.
Podem ser inscritos filmes documentário, animação, ficção ou experimental em mídia digital, 16mm ou 35mm, de curta ou média-metragem, ligados à natureza, esportes ou cultura de montanha.

domingo, 15 de agosto de 2010

Não custa lembrar...

Bróder campeão!

Com três kikitos, de melhor filme, direção e ator (Caio Blat), o longa Bróder, de Jeferson De, foi o grande vencedor da 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Não Se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Durán, levou os kikitos de melhor atriz (Simone Spoladore), roteiro (Dani Patarra e Jorge Durán) e fotografia (Luis Abramo).

O prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi para Mi Vida Con Carlos, de Germán Berger-Hertz. Entre os curtas nacionais, o grande vencedor foi Carreto, de Cláduio Marques e Marilia Hughes.

O júri popular escolheu 180º, de Eduardo Vaisman, e Ratão, de Santiago Dellape, como melhor longa e curta nacionais, respectivamente. Já a crítica escolheu, como vencedores, Diário de uma Busca e Babá.

Confira abaixo a lista completa de vencedores:

Júri Oficial – longa-metragem nacional

Melhor filme: “Bróder”, de Jeferson De
Prêmio especial do júri: “O último romance de Balzac”, de Geraldo Sarno
Melhor diretor: Jeferson De, por “Bróder”
Melhor ator: Caio Blat, por “Bróder”
Melhor atriz: Simone Spoladore, por “Não se pode viver sem amor”
Melhor roteiro: Dani Patarra e Jorge Durán, por “Não se pode viver sem amor”
Melhor fotografia: Luis Abramo, por “Não se pode viver sem amor”

Júri Oficial – longa-metragem estrangeiro

Melhor filme: “Mi vida com Carlos”, de Germán Berger-Hertz
Prêmio especial do júri: “La yuma”, por Florence Jaugey
Melhor diretor: Nicolas Pereda, por “Perpetuum mobile”
Melhor ator: Gabino Rodriguez, por “Perpetuum mobile” e Martin Piroyansky, por “La vieja de atrás”
Melhor atriz: Alma Blanco, por “La yuma”
Melhor roteiro: Pablo Meza, por “La vieja de atrás”
Melhor fotografia: Miguel Littin, por “Mi vida com Carlos”

Juri Oficial – curta-metragem

Melhor filme: “Carreto”, de Cláduio Marques e Marilia Hughes
Melhor direção: Rodrigo Grota, por “Haruo Ohara”
Prêmio especial do júri: “Os anjos do meio da praça”, de Alê Camargo e Camila Carrossine
Melhor ator: Flávio Bauraqui, por “Ninjas”
Melhor atriz: Elisa Volpatto, por “Um animal menor”
Melhor roteiro: Cláudio Marques e Marilia Hughes, por “Carreto”
Melhor fotografia: Carlos Ebert, por “Haruo Ohara”

Prêmio da crítica

Melhor longa-metragem nacional: “Diário de uma busca”, de Flávia Castro
Melhor longa-metragem latino: “El vuelco de cangrejo”, de Oscar Ruiz Navia
Melhor curta-metragem nacional: “Babás”, de Consuelo Lins
Prêmio aquisição do Canal Brasil (curta-metragem): “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota

Júri Popular

Melhor filme nacional: “180º”, de Eduardo Vaisman
Melhor filme estrangeiro: “Mi vida con Carlos”, de Germán Berger-Hertz
Melhor filme curta-metragem: “Ratão”, de Santiago Dellape

Troféu Cidade de Gramado -longa-metragem

Melhor filme: “Diário de uma busca”, de Flávia Castro
Melhor filme nacional: “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira
Melhor montagem: Quito Ribeiro e Jeferson De, por “Bróder”
Melhor trilha musical: João Marcelo Bôscoli e Jeferson De, por “Bróder”, e John Ulhoa, Wilson Suroski, Rubens Jacobina e Diamantino Feijó, por “Ponto org”
Melhor direção de arte: Ana Dominoni, por “O último romance de Balzac”
Melhor filme estrangeiro: “El vuelco de cangrejo”, de Oscar Ruiz Navilla

Troféu Cidade de Gramado – curta-metragem

Melhor filme: “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota
Melhor direção de arte: Vicente Saldanha, por “Amigos bizarros de Ricardinho”
Melhor montagem: Paulo Sacramento, por “Ninjas”
Melhor trilha musical: “Amigos bizarros de Ricardinho”


Fonte: http://www.cenasdecinema.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Ozu musicado

Hoje tá fazendo frio, dia chuvoso, sabadão perfeito para ficar em casa, mas... vou ao CCBB assistir a uma sessão da mostra do Ozu com música ao vivo. Tenho a menooor idéia do que será isso, mas uma das características de minha personalidade que mais gosto é a curiosidade. Ela me move. Pruma porção de roubadas, é verdade, mas eu prefiro assim. O que seria do mundo sem a curiosidade humana? Não sei, mas eu seria bem menos interessante do que já sou. Então, lá vamos nós.

Para quem se arrisca como eu: hoje, dia 14 de agosto, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Antes do fim, uma correção: eu tô apaixonada pelo cinema do Ozu. Não que eu tenha visto muita coisa, pq não tive tempo, mas o que eu vi achei tão lindo, delicado e emocionante, que sairei debaixo de minha aconchegante coberta, de cima da minha de-li-ci-o-sa cama, para assistir a um filme mudo, narrado em Benshi, com música ao vivo. Wow! Corra o risco!

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO: FILME MUDO JAPONÊS COM NARRAÇÃO BENSHI E MÚSICA AO VIVO
SÁBADO, 14 de agosto, 17h30 e 20h, no CCBB

A mostra Emoção e Poesia: o cinema de Yasujiro Ozu promove no próximo sábado, 14 de agosto, pela primeira vez no Rio, uma exibição de filme mudo japonês com narração benshi e música ao vivo com instrumentos orientais tradicionais - okoto e shamisen. Na programação inicial haveria somente uma sessão, às 19h30, mas, devido à procura do público, o CCBB mudou o horário desta sessão para 20h e acrescentou uma nova exibição às 17h30.

O filme mudo CORAL DE TÓQUIO, de Yasujiro Ozu, realizado em 1931, terá narração benshi da especialista Angela Nagai, acompanhada dos músicos Felipe Fiani Veiga (okoto) e Tamie Kitahara (shamisen).

A palavra benshi deriva de ben (narração) e shi (mestre, samurai). Benshi, em japonês, é a denominação para os narradores de filmes mudos. Os benshis também eram conhecidos como katsuben - abreviação de katsudoo shashin benshi (narradores de imagens em ação).

No Japão, nas duas primeiras décadas após a chegada do cinema (final dos anos 1890) até 1937, o benshi era mais reverenciado do que as estrelas dos filmes, ainda mais porque o cinema não era considerado uma atividade superior a assistir uma apresentação Kabuki ou sair para beber. Ver apenas um filme não representava muito, o benshi é que era a atração principal. Os japoneses consideravam essencial que houvesse uma participação ao vivo para que a atividade fosse legitimada como artística.

O filme só começava após uma palestra do benshi, que introduzia a nova invenção, o cinema, fazia uma explicação sobre a história que seria projetada e depois a narração do filme (e a “tradução” quando a obra era estrangeira). Mesmo após a era dos filmes mudos, no final dos anos 1920, o benshi continuou sendo uma parte muito importante na exibição de filmes até 1937. Fora do Japão o espanto nem era tanto pela manutenção do benshi, e sim porque frequentemente estes narradores tinham liberdade de acrescentar sua própria interpretação e davam sua própria explicação para cenas não filmadas, seu entedimento sobre filme. Não necessariamente a versão pretendida pelo diretor.

Embora esta tradição não esteja mais tão presente, há ainda sessões com benshi em apresentação no Japão.

CORAL DE TÓQUIO
Tokyo no GASSHO / Tokyo Chorus
Japão, mudo, p&b, 90 min, 1931, livre
Para defender um colega recém demitido, o jovem pai de família Okajima decide enfrentar seu chefe, e acaba também sendo despedido. Em plena depressão, sua família agora precisa enfrentar as dificuldades de sua nova situação, até que surge uma oportunidade de emprego para Okajima em um restaurante de um velho amigo.
Direção Yasujiro Ozu
Argumento Komatsu Kitamura
Roteiro Kogo Noda
Fotografia e montagem Hideo Mohara
Elenco Tokihiko Okada, Emiko Yagumo, Hideo Sugawara

EMOÇÃO E POESIA: O CINEMA DE YASUJIRO OZU
www.ozu.com.br
Produção e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Arndt Roskens e Tatiana Leite
bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
27de julho a 22 de agosto, de terça a domingo
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – (21) 3808 2007
Sala de Cinema 1 - Lotação: 102 lugares
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
CINEPASSE: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia), válido por 30 dias, para acesso às mostras de cinema (Cinemas 1 e 2), por meio de senhas, e à videoteca, por meio de agendamento. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.

Pra quem tem tara na loura

Exposição traz roupas usadas por Marilyn Monroe

Quem se interessa por cinema clássico e mora em São Paulo, terá uma chance de ouro, a partir da próxima semana.

O canal pago TCM, em parceria com o Shopping Iguatemi São Paulo, irá promover a exposição de Hollywood Para a Moda, de 16 a 30 de agosto.

Gene London, apaixonado por cinema, cedeu sua coleção pessoal de peças de roupas usadas por divas como, por exemplo, Audrey Hepburn.

A grande atração do evento é o vestido com estampa de cerejas utilizado originalmente por Marilyn Monroe em Os Desajustados, de 1961, no qual ela atua ao lado de Clark Gable.
Réplicas dos vestidos usados por Vivien Leigh em E O Vento Levou, por Rita Hayworth em Gilda, por Audrey Hepburn em Cinderela em Paris, por Grace Kelly em Ladrão de Casaca e por Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado (na clássica cena do duto de ventilação) poderão ser vistos pelo público.

London tem uma coleção de mais de 60.000 peças do cinema hollywoodiano e também do cinema francês, incluindo figurinos utilizados originalmente por estrelas como Marilyn Monroe, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Vivien Leigh, Rita Hayworth, Bette Davis, Ingrid Bergman, Hedy LaMarr, Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn, Judy Garland e Jeanette MacDonald, entre outras. A coleção inclui ainda alguns figurinos masculinos, de atores como Humphrey Bogart, James Cagney, Gary Cooper, Marlon Brando, John Wayne, Sean Connery, Errol Flynn, Tyrone Power, Spencer Tracey e Clark Gable.

Serviço:

Expo Hollywood Para a Moda
Período: 16 a 30 de agosto
End: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jd. Paulistano - São Paulo.
Funcionamento: Das 11h às 22h, de segunda a sexta.
Fone: 11 3816-6116

Fonte: CineClick - http://cinema.cineclick.uol.com.br/

Assista à premiação de Gramado no sofá

Canal Brasil transmite premiação de Gramado pela TV e internet

A cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Gramado, neste sábado, dia 14, será transmitida pela TV e pela internet, pelo Canal Brasil. O encerramento do festival está previsto para as 20h45m e será apresentado por Simone Zuccolotto, com comentários de Luiz Zanin Oricchio e Roger Lerina, críticos de cinema.

Na primeira experiência da emissora de transmissão em ambas as mídias – no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro – o site registrou mais de dois mil acessos simultâneos, e ultrapassou a marca de 10 mil visitas.

fonte: Patricia Kogut. com - http://oglobo.globo.com/cultura/kogut

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Universitários premiados

Parabéns aos premiados!

Premiados 2010, o ano do Jacaré!
PREMIAÇÃO DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL
Júri da Mostra Competitiva Nacional
Luiz Fernando Goulart, Rubens Machado Jr., Thereza Jessouroun, Giovani Barros, Gustavo Peroba, Marcus Neto e Pedro Cortese..
Menções Honrosas
OS DESGOVERNADOS - Um Vídeo Roteiro, de Bruna Carvalho, Eduardo Azevedo, Jacqueline Plaça, Larissa Kurata, Rafael Nantes - Audiovisual - ECA/USP
Destaque em Retrato da Realidade Nacional
JANELA (OU VESÚVIO), de Leonardo Amaral - Comunicação Socila - UFMG
Destaque em Pesquisa de Linguagem
FANTASMAS, de André Novais Oliveira - Cinema - Centro Universitário UNA e História - PUC-MG
Destaque em Expressão Cultural
D.O.R., de Leandro Godinho - Cinema - Anhembi-Morumbi
Destaque em Expressão Poética
CIDADE DESTERRO, de Gláucia Soares - Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos - UFC
Destaque em Construção Narrativa
ENQUANTO ISSO, de Vitor Leite - Cinema - PUC-Rio
Destaque em Contribuição Artística
PEQUENINA, de Naná Baptista - Realização Audiovisual - UNISINOS
e
ZEIT TO THE GEIST, de Diogo Faggiano - Audiovisual - ECA-USP
Destaque em Contribuição Técnica
MAR EXÍLIO, de Eduardo Morotó - Cinema - UNESA-RJ
Destaque pelo Voto do Público
DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ, de Marcela Bertoletti - Cinema - UFF -RJ

PROJETO SAL GROSSO
Júri Oficial
Anna Azevedo, Sabina Anzuategui e Bruno Safadi
Menções Honrosas
A DOBRA, de Daniel Ilfanger (ECA - USP)
EU QUERIA TE CONTAR UMA COISA, Daniel Pech (UFF)

Projeto Sal Grosso 10
JANTAR, de Eduardo Morotó (UNESA)

PRÊMIO PORTA-CURTAS
DEVIR, de Eduardo Azevedo - Audiovisual - ECA/USP

PRÊMIO ABD&C
Júri do Prêmio ABD&C

Carlos Camacho, Thales de Moraes e Walter Fernandes Jr..
Menção Honrosa

O CAPITÃO CHAMAVA CARLOS,de Andradina Azevedo e Dida Andrade - Cinema - FAAP
Prêmio ABD&C

MAR EXÍLIO, de Eduardo Morotó - Cinema - UNESA-RJ

PRÊMIO CACHAÇA CINEMA CLUBE
Júri do Prêmio Cachaça Cinema Clube
João Mors Cabral, Karen Barros e Débora Brutuce.
Melhor Filme 3:4
AVÓS, de Michael Wahrmann - Cinema - FAAP
Melhor Filme Extra-campo
FANTASMAS, de André Novais Oliveira - Cinema - UNA
Melhor Filme Vintage
HOMEM-AVE, de Rafael Saar - Cinema - UFF

PREMIAÇÃO DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL - AWARDS OF THE INTERNATIONAL COMPETITION
Júri da Mostra Competitiva Internacional
Agustina Abertman, Bodil Marie Stavning Thomsen, Fernanda Taddei, Jacobine van der Vloed e Joana Macedo.
Retrato da Realidade Nacional
Portrait of the National Reality
DIPLOMA, de/by Yaelle Kayam, Sam Spiegel Film & Television School Jerusalem, Israel.

O ponto de vista do outro, sobre o outro. Por criar um caminho por entre o conflito Israel-Palestina, o prêmio vai para "Diploma".
The point of view of the other on the other. For creating a pathway in between the Israel-Palestine conflict, the award goes to "Diploma".
Pesquisa de linguagem
Film Language Research
BIRDS GET VERTIGO TOO/PÁSSAROS TAMBÉM SENTEM VERTIGEM, de/by Sarah Cunnigham, La fémis, França/France.

A discussão sobre as fronteiras entre documental e ficcional parece obsoleta diante da imagem - metafórica - de dois acrobatas que são contra-peso um do outro.
The discussion about the boundaries between fictional and documental seems obsolete when metaphorically represented by two acrobats counter-weighting each other. The Film Language Research Award goes to "Birds get vertigo too".
Expressão Cultural
Cultural Expression
BINGO, de/by Timur Ismailov, Nederlandse Film en Televisie Academie (NFTA), Holanda/The Netherlands.

Ao trabalhar com um cigano como seu principal personagem, o filme consegue abarcar três culturas distintas e expressar, de maneira inesperadamente leve, o problema da imigração na Europa.
In working with a gypsy as the main character, the film is able to embrace three different cultures and express, in an unexpected light way, the problem of immigration in Europe. The award goes to "Bingo".
Expressão Póetica
Poetic Expression
THE MULTITUDE IS FEVERISH/A MULTIDÃO É FEBRIL, de/by Vika Kirchenbauer, Hochschule für Film und Fernsehen “Konrad Wolf” Potsdam-Babelsberg, Alemanha/Germany.

Por sua narrativa fragmentada, usada para expressar a busca da identidade e explorar os limites entre gêneros, o júri dá a "A multidão é febril" o prêmio de Expressão Poética.
For its fragmented narrative used to express the search of an identity and to explore gender boundaries, the jury gives to "The multitude is feverish" the award of Poetic Expression.
Construção Narrativa
Narrative Construction
TAM GDZIE SLONCE SIE NIE SPIESZY/ONDE O SOL NÃO SE APRESSA/WHERE THE SUN DOESN'T RUSH, de/by Matej Bobrik, Panstwowa Wyzsza Skola Filmowa (PWSFTviT), Polônia/Poland.

Por interferir deliberadamente no que poderia ser um trabalho meramente contemplativo, o filme constrói, com elementos como enquadramento, som e montagem, um retrato afetuoso e bem humorado de uma comunidade. O prêmio de Construção da Narrativa vai para "Onde o sol não se apressa".
For deliberately interfering in what could be a merely contemplative work, the film constructs, with elements such as framing, sound and editing, an affective and humorous portrait of a community. The narrative construction award goes to "Where the sun doesn't rush".
Contribuição Artística
Artistic Contribution
PALMELE/AS LINHAS DA PALMA/THE PALM LINES, de/by George Chiper, Universitatea Nationala de Arta Taetrala si Cinematografica “I.L.Caragiale” (UNATC), Romênia/Romania.
Todo e cada elemento contribui para expressar com precisão as sensações de solidão e passagem do tempo, e para retratar o destino da personagem. Por suas escolhas artísticas o júri dá o prêmio de Contribuição Artística para "As linhas da palma".
Each and every element contributes to precisely express the sensation of loneliness and passing of time and portraying the character's destiny. For its artistic choices the jury gives the award to "Palmele".
Contribuição Técnica
Technical Contribution
MIRA, de/by Gregorio Graziosi, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil/Brazil.

O enquadramento da concretude da arquitetura moderna e dos espaços abertos é intensificado pelas delicadas mudanças de luz e sombra. Por uma cinematografia que integra cinema e arquitetura, o prêmio vai para "Mira".
The framing of the concreteness of modern architecture and open space is in this film intensified by the delicate change of light and shadow. For a cinematography that integrates film and architecture the jury gives the award to "Mira".
Menção Honrosa
Special Mention
BENIGNI, de/by Jasmiini Ottelin, Pinja Partanen, Elli Vuorinen, Turun Ammattikorkeakoulu, Finlândia/Finland.

Pela astuta construção fílmica de uma relação que vai da negação absoluta à amizade extrema, damos ao irresistível "Benigni" uma Menção Honrosa.
For the smart filmic construction of a relationship that goes from complete denial to extreme friendship, we give the irresistible "Benigni" a Special Mention.
Prêmio do Público
Audience Award
EFECTO DOMINÓ/EFEITO DOMINÓ/DOMINO EFFECT, de/by Gabriel Gauchet, Kunsthochschule für Medien Köln (KHM)/Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV), Alemanha-Cuba/Germany-Cuba.

http://fbcu.com.br/2010/noticia/premiados_2010_o_ano_do_jacare-79.html

13 anos de Cavídeo

Quem não conhece a Cavídeo não sabe o que está perdendo. É uma locadora de vídeos pra lá de simpática, que ficou famosa porque lá vc encontra de tudo de interessante por um precinho bem acessível. Já foi até tema de filme!

Agora, se vc não conhece o Caví, o diretor e produtor de cinema, dono da locadora, por favor, corrija o mais rápido possível essa falha no seu currículo. O cara é muito bacana, gente boa, empreendedor, amigo, lutador de jiujitsu e lindo!

Por tudo isso, não percam esse eveinto que vai rolar no domingão.

E boa sexta 13 de agosto para vcs.

CAVÍDEO 13 ANOS

A Cavídeo comemora seus 13 anos com um evento que mistura shows, festa, vídeo, poesia, dança e muito cinema.

15 de agosto, domingo as 19:00h – Entrada franca



Espaço Telezoom/Drink Café

Rua General Dionísio, 11 - Humaitá.

O QUE VAI ROLAR:

- Projeto: “ CINEMA TOCADO”



– A música o cinema se encontram neste projeto idealizado pelo cineasta Cavi Borges e pelo músico Marcello Magdaleno. A partir da exibição de filmes de 1900 dos Irmãos LUMIERE e do cineasta-ilusionista MELIES, que foram os precursores do cinema, Madá, programações e violão e Rodrigo Serra, vibrafone e percussão, irão compor a trilha sonora ao vivo para esses raros curtas.

SHOWS COM AS BANDAS:

- “LINDA FLOR” composto por 4 atrizes- cantoras do Vidigal.

- “DUGHETTO” banda de rap que recentemente abriu os shows do 50CENT e do AKON
aqui no Brasil.

- “VINÍCIUS TERRA” que com seu BossaRap, mistura rap com bossa nova.

- Lançamento de 2 livros, um sobre a Cia Membros de Dança e outro do poeta e agitador cultural da Rocinha Joilson Pinheiro. E de 2 dvds da distribuidora ORIGINL VIDEO – especializada em filmes nacionais.

- Trailers dos 4 novos longas da Cavídeo: “RISCADO” de Gustavo Pizzi, “ENCHENTE” de Paulo Silva e Julio Pecly, “COPA VIDIGAL” de Luciano Vidigal e “VAMOS FAZER UM BRINDE” de Sabrina Rosa.

No primeiro andar do local, uma festa com os “DJs balconistas” – Ceará e Juca e participação especial de Marcelo Yuka.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CINEMA EM SINTONIA com Márcio Vito

O programa CINEMA EM SINTONIA entrevista hoje o ator Márcio Vito. 20h, Rádio Roquette Pinto, 94,1FM. Ao vivo. Participe, mande perguntas para cinemaemsintonia@gmail.com